sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Review de anime - Full Moon Wo Sagashite

  • Título: Full Moon Wo Sagashite
  • Categoria: Série
  • Episódios: 52
  • Estilo: Shoujo, Comédia, Romance
  • Lançado: 2002
  • Produtora: Studio DEEN
  • Diretor: Toshiyuki Kato

Review escrito por Oryon - 27/03/2007
Kouyama Mitsuki é uma jovem de doze anos de idade que possui um tumor maligno na garganta. Ela havia feito uma promessa para uma rapaz do qual ama que se tornaria uma cantora, mas sua enfermidade torna esta promessa irrealizável. Para tornar as coisas piores, dois shinigamis, Takuto e Meroko, aparecem para Mitsuki e informam a ela que possui apenas mais 1 ano de vida. Esta notícia fornece uma motivação ainda maior para Mitsuki cumprir seu sonho, e com um pouco de intervenção divina, ela começa a sua jornada para se tornar uma cantora profissional e assim se reencontrar com Eichi antes de sua vida chegar ao fim.
Em sua superfície, Full Moon wo Sagashite se assemelha a outros animes kawaii com suas cores vibrantes e character design atraente, mas em baixo desta camada exterior é um drama sério e frequentemente deprimente. É uma combinação interessante que consegue manter um equilíbrio perfeito entre cenas sentimentais e momentos alegres.
Todavia, apesar de que a situação da protagonista com câncer de garganta seja capaz de matar qualquer atmosfera feliz, Full Moon não começa como um drama sério. Ao invés, os primeios episódios são relativamente felizes, otimistas e recheados com boas doses de comédia; tendo pouco enfoque no enredo que basicamente mostra Mitsuki tentando entrar no estrelato e lidando com certos aspectos da indústria da música. Mas a melhor parte e que faz esta série realmente se sobressair é o último 1/4 da série. Os últimos 13 episódios são agridoces e melancólicos.
Sendo uma série que se concetra na música, é inevitável que ela seja de alta qualidade. Ainda que a música de fundo seja apenas razoável, a parte vocal - que realmente importa - mais do que compensa esta deficiência. Aliás, a maioria das músicas são cantadas pela dubladora da Mitsuki, Myco, que realmente ajuda a dar um toque especial a este anime. Entretanto, sua voz não soa realmente como uma menina de 12 anos de idade. Bem, não conheço uma jovem com tumor na garganta para saber como ela soaria, mas a voz da Myco é meio funda. Este problema enfraquece ao decorrer da série, mas ocasionalmente é possivel percebe-lo.
Outro problema digno de nota são os episódios filler. Sim, devido ao caminho necessário para se tornar uma ídolo, nos é mostrado os concertos e a múltiplas pequenas tarefas conduzidas por Mitsuki, mas episódios como o do orfanato possuem pouca importância. Além disso temos personagens secundários sendo introduzidos sem terem um significado no quadro geral; embora geralmente sejam usados para desenvolver um pouco a Mitsuki. Na 2º parte da série os episódios filler diminuem, mas quando surgem, são ainda mais enfadonhos.
Este anime é recomendado para quem aprecie J-Pop e esteja procurando um bom drama. Sendo digno de nota que assim como outro anime baseado em mangá da Arina Tanemura (Kamikaze Kaitou Jeanne), existe diferenças significativas entre os finais das versões anime e mangá.
Fonte: Anime Blade

Confira o Opening (*---------*)

Um comentário: